Psicoterapia

As razões pelas quais as pessoas buscam uma psicoterapia são variadas: conflitos familiares, desilusões amorosas, problemas relacionados ao trabalho, situações de luto, auto-conhecimento ou mesmo para o atendimento de um parente próximo – como, por exemplo, um filho que está com dificuldades de relacionamento na escola.

A psicoterapia é um modo de  tratamento que se utiliza da fala e de uma escuta qualificada; através  da conscientização de conteúdos psíquicos que produzem sofrimento, busca-se diminuir a angústia, aumentar a capacidade de fazer escolhas e de melhor enfrentar os inevitáveis problemas da vida.

O processo psicoterapêutico ocorre através de uma relação de confiança que se estabelece progressivamente entre paciente e terapeuta. Esta relação é marcada pelo sigilo das informações tratadas e pelo não julgamento moral do que é trazido pelo paciente.

As sessões de psicoterapia ocorrem geralmente com frequência semanal, ou de acordo com a necessidade, e costumam durar cinquenta minutos. O tempo do tratamento não é pré-estabelecido, variando a cada caso. O valor das sessões é discutido pessoalmente.

Os primeiros encontros são importantes para que o paciente possa verificar se sente empatia pelo psicoterapeuta, se a psicoterapia é de fato o tratamento indicado e para esclarecer os pontos importantes do trabalho.

Deixe uma resposta