– Sugestão de Leitura: 1Q84.

O livro 1Q84, escrito em três volumes, de autoria do japonês Haruki Murakami,  natural de Kyoto, despertou muito interesse do público e foi traduzido em diversas línguas. Só no Japão vendeu mais de 4 milhões de cópias.

1q84

 

O livro narra duas história em paralelo na forma de capítulos consecutivos. Os caminhos dos protagonistas aos poucos vão dando indícios de que irão se cruzar. Em determinado momento a narrativa se abre para um mundo incrível e fantástico e faz alusão direta ao famoso livro de George Orwell, “1984”, daí o o título do livro.

 

Há um sutil convite ao leitor para que mergulhe na realidade paralela construída no livro. Talvez ingressemos tão facilmente neste mundo fantástico de Murakami pela lúdica e franca forma de retratar temas primordiais do ser humano como o nascimento, a vingança, o amor, os traumas e a morte. Os protagonistas “Aomame” e “Tengo” são interessantes e bem desenvolvidos, assim como as descrições de Tóquio e de pequenas cidades no campo e no litoral de seu entorno.

Fica a recomendação ao leitor do blog!

Bruno Mangolini, Bruno Espósito e Tomás Bonomi

 

Deixe uma resposta